A Federação Portuguesa de Golfe: o que fazemos para que o golfe seja mais sustentável

Lisboa, 15 de abril de 2025.- A Federação Portuguesa de Golfe dispõe de um serviço de agronomia sustentável. Estas são as suas características:

Apoiamos e aconselhamos tecnicamente as ações que visem dinamizar novos modelos de planeamento/requalificação e gestão de instalações desportivas e eventos sustentáveis, promover a igualdade de oportunidades e género, promover campanhas inovadoras de sensibilização e (in)formação, promover o voluntariado e a aquisição e o desenvolvimento de competências profissionais, incluindo:

O desenvolvimento de planos, programas e projetos que visem a promoção da modalidade junto da comunidade local (ex. open days) e a implementação de instalações desportivas acessíveis e sustentáveis, através do cumprimento de critérios adequados de planeamento, construção e gestão.

A adoção de ferramentas de qualificação das instalações desportivas, novas ou existentes, incluindo o programa OnCourse® da Golf Environment Organization (GEO) promovido pelo The R&A.

A organização e dinamização de programas de I&D, de estudos estratégicos, de cursos profissionalizantes e técnicos, de candidaturas e planos de comunicação/marketing que visem a divulgação dos efeitos benéficos do golfe, a adoção de boas práticas e a promoção dos melhores exemplos nacionais. 

O serviço de Agronomia Sustentável do The R&A oferece suporte agronómico personalizado, aconselhamento especializado e orientações para clubes de golfe, abrangendo todas as áreas relacionadas com a manutenção de campos de golfe e operações dos mesmos. Através de visitas presenciais, análises e colaboração estreita com a equipa de gestão do campo de golfe, ajudamos a melhorar as condições dos campos ao adotar práticas agronómicas eficientes e sustentáveis.

As estratégias recomendadas em cada situação têm como principal foco otimizar o desempenho da relva e do campo através de métodos sustentáveis de manutenção que priorizam a eficiência no uso de recursos. Os nossos serviços permitem que os clubes de golfe participem de discussões aprofundadas sobre gestão agronómica avançada, com o objetivo de alcançar condições de campo de classe mundial por meio de práticas responsáveis e sustentáveis.

Essa abordagem não só garante que o campo permaneça em excelente estado, como também aborda desafios relacionados com as mudanças climáticas, regulamentações em evolução e expectativas dos jogadores. Além disso, a nossa expertise promove uma liderança forte e comunicação eficaz, o que acaba por atrair membros do clube, partes interessadas e golfistas em geral. Como uma organização globalmente reconhecida com uma história distinta e credenciais em torneios como o The Open, o The R&A oferece uma credibilidade inigualável para apoiar clubes na sua jornada rumo à sustentabilidade.

Através da expertise em áreas como refinamento de superfícies de jogo, eficiência na manutenção, gestão de humidade do solo e irrigação, e adotando uma abordagem baseada em dados para o manejo nutricional adaptada às necessidades únicas de cada campo, ajudamos os clubes a alcançar um equilíbrio entre jogabilidade de alto nível e uso sustentável de recursos.

Por exemplo, trabalhamos para minimizar práticas disruptivas enquanto garantimos que parâmetros agronômicos críticos, como taxas de infiltração de superfícies e firmeza, permaneçam em níveis ideais. Os clubes também são equipados com métodos e habilidades para implementar estratégias de conservação de água e irrigar de maneira mais eficiente. O uso de fertilizantes é cuidadosamente otimizado por meio de análises de dados, reduzindo o impacto ambiental e promovendo o crescimento e condições da relva.

Ao adotar essas estratégias, os campos de golfe não só melhoram a sua sustentabilidade, como também se posicionam como líderes na gestão responsável de recursos, servindo como modelos para outros clubes seguirem.

Deixe um comentário