“A transformação digital em Portugal é evidente. Principalmente nas grandes e médias empresas”

Lisboa, 26 de março de 2024.- A Europa tem apostado seriamente na transformação digital de seus países miembros para enfrentar os novos resultados. A inteligência artificial, a computação espacial são apenas alguns exemplos relevantes dos benefícios (e dos dudas) que inspiram ambas as tecnologias. A revista SAPO (TEK) publicou esta informação interessante sobre os avanços de Portugal:

Depois de três anos de pandemia o regresso dos eventos presenciais é antecipado, e isso reflete-se na adesão e inscrições. “A resposta tem sido extraordinária, com mais de 2.000 inscrições de profissionais dos mais vários sectores com um interesse muito palpável em assistir ao que mais de 150 oradores tem a dizer em 3 palcos. Este feedback inicial já antevê um evento de sucesso e estamos a considerar a possibilidade de voltar a Norte nas edições futuras”, justifica, adiantado porém que “em 2024 já está planeado que voltaremos a Lisboa”. O tema da Inteligência Artificial está no centro dos vários painéis nos dois dias de conferência.

Este ano os Estados Unidos são o país convidado pela ACEPI, à semelhança do que aconteceu anteriormente com o Brasil, Reino Unido, Alemanha, França e China. “A presença dos EUA, um epicentro de inovação em IA, enriquecerá significativamente o diálogo. As empresas e os profissionais portugueses, têm nesta conferência de dois dias, uma oportunidade única de se conhecerem e beneficiarem deste intercâmbio de conhecimentos“, acrescenta o presidente da ACEPI.

Os últimos anos têm sido de aceleração na transição digital em Portugal, e os dados que vão ser partilhados com os resultados do estudo realizado anualmente pela ACEPI, IDC e .PT mostram essa evolução. “A transformação digital em Portugal é evidente. Principalmente nas grandes e médias empresas, cerca de 90% estão a trabalhar na sua transformação digital e Portugal até está ligeiramente acima da média da UE em termos de Intensidade Digital das Empresas”, afirma Alexandre Nilo Fonseca, que reconhece porém que, “no entanto no caso das pequenas empresas, menos de metade têm iniciativas de transformação digital”.

Entre os dados apurados importa referir que “a venda de bens e serviços entre empresas (B2B), incluindo a vendas electrónicas para o Estado (B2G), estão avaliadas em 143 mil milhões de euros em 2023” e que “já existem mais de 1.7 milhões de domínios .PT registados”.

Alexandre Nilo Fonseca destaca ainda dois dados do Estudo que vai ser revelado na próxima semana. “O estudo da ACEPI / IDC/ .PT evidencia uma população cada mais digital em que 87% dos portugueses já utilizam a internet e que 54% dos portugueses já fazem compras online, estando previsto que comprem mais de 9 mil milhões de euros através da internet. A nossa previsão é que esse volume de compras possa ultrapassar os 11 mil milhões nos próximos 3 anos”.

Como habitualmente, os painéis de debate e entrevistas previstos vão dividir-se por três palcos, com sessões em simultâneo: o Leadership Stage, com os principais temas da Transformação Digital por oradores de renome nacional e internacional; o Disruption Stage, que tratará os mais recentes conceitos, tecnologias, metodologias e modelos de negócio na vanguarda da economia digital e inteligência artificial; e o Masters Stage, reservado ao setor do E-Commerce e Marketing Digital, com apresentação de casos de sucesso e de boas práticas.

O Portugal Digital Summit’23 conta ainda com uma área de 6.000 m2 de exposição, um Espaço 360, para emissão em direto e entrevistas, e um Business Lounge para networking entre os debates. O objetivo é também “continuar a a ampliar as fronteiras do PDS, integrando mais colaborações internacionais como a que temos com os EUA este ano e que no passado já incluíram, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França e China”.

“A energia e a inovação digital emanadas pelas empresas portuguesas são um catalisador que antevê um futuro onde o PDS não é apenas um evento nacional, mas uma plataforma global para a inovação digital e colaboração com outras nações”, sublinha o presidente da ACEPI.

Recorde-se que a presença na conferência é livre e gratuita e ainda pode ser garantida, depois de feito o pré-registo obrigatório, através do website oficial da iniciativa.

Também é possível acompanhar o evento através do streaming do SAPO ou da emissão no canal de TV dedicado, transmitido pelos três operadores principais, MEO, NOS e Vodafone.

Como parte integrante da Portugal Digital Week, o evento organizado pela ACEPI abrange ainda a apresentação do Estudo Anual da Economia e da Sociedade Digital’23, que analisa a evolução da economia digital em Portugal, em domínios como a utilização da internet pelos consumidores, a presença online das empresas e o comércio eletrónico, e a cerimónia de entrega dos Prémios Navegantes XXI.

Informação publicada pela Revista SAPO (TEK)

Foto de Marvin Meyer en Unsplash

Deixe um comentário